Tratamento Endoscópico

Lev - Endoscopia & Controle da Obesidade

Balão IntragástricoEndo Sutura Gástrica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) libera a colocação do balão intragástrico em pacientes com IMC acima de 27 (classificados como sobrepeso). Assim, essas pessoas podem aproveitar mais esse método de controle. Após a consulta médica com especialista e avaliação de condições clínicas através de exames bioquímicos, ultrassom, endoscopia e eletrocardiograma, o paciente deve iniciar o acompanhamento de psicoterapia com um psicólogo especialista em transtorno alimentar, e passar por consulta de avaliação e orientação com a nutricionista. Esses profissionais fazem parte do programa de acompanhamento, juntamente com o médico cirurgião.

O procedimento de colocação de balão é realizado em ambiente ambulatorial, sem internação, anestesia ou cortes.

O paciente, em jejum de 10 horas, vai até a clínica com um acompanhante maior que 18 anos (como se fosse fazer uma endoscopia comum), será realizado um exame endoscópico sob uma sedação mais profunda, realizada por um anestesista da nossa equipe.

Caso a endoscopia não evidencie qualquer contraindicação, passamos o balão desinsuflado pela garganta e com a visão endoscópica, posicionamos o mesmo na região adequada do estômago para podermos preenchê-lo com soro fisiológico e azul de metileno. Esse corante servirá como “alarme”, pois caso haja qualquer vazamento, o paciente terá a urina e fezes de coloração azulada; motivo pelo qual deverá procurar o seu médico para retirar o balão em até 24 horas (condição extremamente rara).

Logo após a colocação do balão o paciente vai para uma sala de recuperação e em questão de minutos seu acompanhante o levará para casa.

Nos primeiros 03 dias, o paciente poderá sentir alguns incômodos, como cólicas, náuseas e às vezes vômitos, sintomas esses que controlamos com medicação oral e raramente endovenosa.

Na primeira semana o paciente terá uma alimentação exclusivamente líquida, evoluindo para uma dieta pastosa e finalmente sólida de baixa caloria. Nesse momento é essencial que a equipe multidisciplinar, que iniciou seu trabalho já antes do procedimento, atue de uma maneira coesa, para que o paciente já inicie sua mudança de hábitos e sua reeducação.

O balão irá proporcionar uma saciedade precoce, ou seja, com pouco volume de alimento o paciente ficará saciado. Esse processo ocorre de uma maneira mais intensa nos primeiros 06 meses, a partir daí o estômago vai se acostumando com o balão e o paciente logo conseguirá ingerir uma quantidade maior de alimento. Esses meses são excelentes para a adaptação do paciente a novos hábitos, pois teremos 06 meses para mudar hábitos e mais 06 meses para colocarmos em prática essa mudança, antes de termos que retirar o balão com 12 meses, por exemplo.

A perda de peso média é de 15% do peso inicial. Contudo, temos pacientes que se dedicaram muito à mudança de hábitos e perderam até 35% do peso inicial e aqueles que não se esforçaram nada, perdendo 2%. Em até 05 anos de acompanhamento, cerca de 50% dos pacientes conseguem manter a perda de peso.



Prós

Procedimento simples sem a necessidade de uma cirurgia.

Liberado pela ANVISA para o tratamentos de pacientes com sobrepeso (IMC > 27 kg/m2).

Está indicado para o preparo pré-operatório em pacientes super-obesos (IMC > 50 kg/m2).

Com o emagrecimento proporcionado pelo Balão, os paciente perdem peso antes da cirurgia reduzindo os riscos e aumentando as chances de sucesso.

O Balão intragástrico proporciona perda de peso média de 10%.

Contras

O Balão intragástrico deve ser retirado após 6 meses de sua colocação e proporciona perda de peso insuficiente ( 10% ) para a grande maioria dos pacientes obesos mórbidos

As possíveis complicações do Balão intragástrico são: intolerância decorrente de náuseas e vômitos, refluxo gastroesofágico, úlcera gástrica.

Overstich - Endo Sutura Gástrica (ESG).

Inspirados em uma nova tendência mundial no ramo da cirurgia bariátrica e trazendo este novo método para o Brasil, os médicos da Clínica LEV, são um dos pioneiros na técnica de Gastroplastia Endoscópica (ESG).

Esse método possui grandes vantagens, pois é menos invasivo, apresenta menos riscos e o paciente normalmente recebe alta no mesmo dia.

Conheça o método:

O procedimento é realizado através do dispositivo OverStich, que elimina a necessidade de cortes e com ausência de cicatriz no pós-operatório e permitindo uma recuperação mais rápida em pouco tempo de internação.

A cirurgia bariátrica endoscópica é indicada para o tratamento primário da obesidade, cujos pacientes apresentam o IMC mínimo de 30, não havendo limite máximo de IMC. Esse procedimento é indicado também para os pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica no passado e voltaram a ganhar peso. A estimativa de perda de peso é de cerca de 20 a 30% do peso inicial em média, e graças a esse novo método os resultados são duradouros, já que o estômago fica definitivamente pequeno.

A Clínica LEV, pioneira no tratamento, apresenta uma nova maneira de cirurgia bariátrica mais eficiente e segura para nossos pacientes, que também oferece custos mais baixos que os da bariátrica tradicional já que se trata de um procedimento mais simples e efetivo para nossos pacientes.

Mais Tratamentos



Para iniciarmos qualquer discussão nesse sentido é essencial entendermos que
a obesidade não tem cura, mas podemos ter controle sobre ela.

Clínica Lev
Tratamento Cirúrgico

Saiba Mais

Clínica Lev
Tratamento Endoscópico

Saiba Mais

Clínica Lev
Tratamento Clínico

Saiba Mais

Clínica Lev
Reganho de Peso

Saiba Mais

Agende uma Consulta

ENVIAR

Estacionamento com Manobrista na entrada do Hospital Santa Genoveva por 3,00 a hora.

NOSSO ENDEREÇO

Av. Vasconcelos Costa, 967 - 10° Andar
B. Martins - Uberlândia-MG, CEP 38400-450

EMAIL PARA CONTATO

Email: contato@lev.med.br